ATUALIZAÇÃO MENSAL: MAIO/2019 (-5,08%)

Ao contrário de abril, o mês de maio foi de fortes emoções na Bovespa. Ele pode ser dividido em duas partes: Na primeira quinzena, a máxima “sell in may and go away” reinou com o índice chegando a -7% =/. A partir do dia 18, a maré mudou e o que parecia ser mais um maio negativo, se transformou em leve alta de 0,7%.

RENTABILIDADE MAIO/2019:

Como dito, IBOVESPA fechou positivo, mas minha carteira não, ou seja, era pra eu ter vendido tudo e ido embora rsrs. Amarguei rentabilidade negativa de -5,08% já contabilizando um aporte de R$ 2135,00. Segundo a planilha do amigo ADP, a rentabilidade anual está em 9,22%, contra 10,4% do índice.

PATRIMÔNIO PROJETADO X PATRIMÔNIO REAL:

Esse mês não teve jeito. O esperado, infelizmente, aconteceu rs. O patrimônio real ficou abaixo do projetado pela primeira vez desde janeiro. Não há muito o que fazer, a rentabilidade da projeção é agressiva e sem reformas, vai ser difícil superá-la. No entanto, creio que no médio prazo, a projeção torna-se realista.


CARTEIRA DE AÇÕES:

– BBAS3 eu sempre prefiro sair antes que seja tarde. Já negociei muito esse ativo e não foram poucas as vezes que devolvi todo o lucro.

– UNIP6 encerrei a posição, pois a perspectiva de lucro mudou.

– QUAL3 é uma aposta de empresa que vem se recuperando e acredito ter potencial.

– Dei mole e vendi mais de 20k esse mês, assim, terei de pagar o almoço do Paulo Guedes. Rs


Att,

Investidor Estrategista.


6 comentários sobre “ATUALIZAÇÃO MENSAL: MAIO/2019 (-5,08%)

  1. Olá, Investidor Estrategista!

    É quase impossível mesmo não sentir uma dorzinha ao ver o fechamento negativo no fim do mês, mesmo com todos os viéses de antifragilidade e um mindset apurado. Mas melhora a cada iteração e aprendemos com isso. Quando isso acontece comigo, costumo imaginar um trampolim – você PRECISA ir pra baixo pra dar um salto nas alturas.

    Porém, gostei da sua projeção de objetivos. Otimista? Ambiciosa? Realista? Só o tempo dirá, mas por enquanto ela reflete uma filosofia que eu adotei: você é apenas tão grande quanto os seus sonhos. Então siga em frente!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.home.blog

    Curtir

    1. Fala, Pinguim!

      Excelente analogia do trampolim. É exatamente assim mesmo que enxergo. Interessante você falar sobre antifragilidade, estou lento o livro Antifrágil, bem interessante por sinal, Já leu ?

      Obrigado pelo comentário. Passarei a te acompanhar.

      Grande abraço!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Olá, Investidor Estrategista.

        Obrigado pelo follow! Eu ainda não li os livros do Nassim Taleb embora muitos da finansfera recomendando. Está na minha lista, mas hoje estou mais focado na parte de empreendimentos.

        Mas o conceito dele vale ouro mesmo. Continue focando!

        Abraços e seguimos em frente!

        Pinguim Investidor
        https://pinguiminvestidor.com –> novo domínio!

        Curtir

Deixe um comentário