Atualização Mensal: Janeiro/2019 (+8,6%)

E lá se foi janeiro…

Mês de grandes emoções na Bovespa. O índice teve alta de 10,82% pelo otimismo com o novo governo e a perspectiva de aprovação da reforma da Previdência. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

No entanto, o grande acontecimento nacional e que balançou a Bolsa foi a tragédia de Brumadinho. Incrível como uma empresa do tamanho da Vale ainda deixe isso acontecer.

A marca de 100 mil pontos não chegou em janeiro, mas é questão de tempo. Acredito que agora em fevereiro o índice alcançará essa marca história. Por um lado é bom porque a valorização aumenta, já por outro lado é ruim para quem está em fase de acumulação. Nesse patamar, temos que garimpar boas ações cada vez mais minuciosamente.

CARTEIRA DE AÇÕES:

– Realizei a compra de mais 10.000 OIBR3 a 1,24 seguindo o objetivo de ter 100.000. Não comprei 30.000 de uma vez porque estou monitorando se em algum momento a barreira dos 1,24 será rompida, apesar de eu acreditar que não.

– Nenhuma venda realizada este mês.

– A forte queda da Vale impactou a carteira apesar de VALE3 não representar uma parte tão grande assim do portfólio.

– Oi também fechou o mês no negativo, também impactando negativamente minha rentabilidade.

– O grande destaque positivo foi a Via Varejo (VVAR3) que resolveu sair lá dos 3,80 no inicio do mês para incríveis +6 reais.

– LCAM3 também merece destaque, ação que ainda negocia a múltiplos baixos, mesmo já tendo subido cerca de 50% em 2 meses.

RENTABILIDADE JAN/2019:

RENTABILIDADE CONSOLIDADA JAN/2019

Considerei como aporte inicial na planilha do ADP o valor de R$ 214.517,60 em ações/corretora + 6k em empréstimos a terceiros, o que totalizam os R$ 220.517,60. A carteira do IE encerrou o mês de janeiro com quase 240.000 e valorização de 8,6%(8,56% apenas carteira de ações) já considerando um aporte de 5.000. Sem o aporte de 5K, a valorização da carteira de ações foi de 6,23%(6,33% consolidado).

PATRIMÔNIO PROJETADO X PATRIMÔNIO REAL

Como podemos ver no gráfico abaixo e no recorte da planilha acima, graças à forte alta do IBOVESPA, o valor real ficou muito acima dos 1,2% projetados, alcançando quase o projetado de fevereiro.

Por hoje é isso, antes tarde do que nunca. No mais, percebi que a blogosfera tem estado mais movimentada, creio que por dois motivos: 1 – Início de ano, as pessoas se animam com novos projetos e 2 – otimismo com a economia, festa na bolsa e afins.



Até a próxima.

Att,

Investidor Estrategista.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s